terça-feira, 13 de agosto de 2013

[Organização] Quanto tempo preciso ou levo para organizar minhas coisas?

@Claudia Pink@

Olá realindos queridos!

Muita gente (inclusive eu), ao se programar para organizar um espaço acaba desanimando por conta do tempo que isso pode levar para ser feito.
Quantas vezes olhamos para um cômodo e, 5 minutos depois, já abandonamos a ideia de organizá-lo?

Embora em alguns momentos eu prefira pegar um monte e fazer de uma vez, esses momentos são raros e a gente acaba desanimando de fazer sempre que for necessário.

Em minhas leituras e buscas por soluções e ideias praticas, entendi que é mais fácil se dividirmos a tarefa, do que fazer tudo de uma só vez.
Por exemplo, um quarto. O caos em que se pode transformar um quarto não precisa nem de um tempo muito grande. De um dia para o outro ele pode ficar com a aparência de uma vítima de tornado. Tudo revirado, com as coisas todas fora do lugar, etc...

A organização ajuda para que ele (ou qualquer outro espaço) seja melhor aproveitado, seja mais prático e possa ser mantido em ordem facilmente.

Todos os cômodos de uma casa, espaços, móveis... tudo pode ser organizado e melhorar o dia a dia de quem se utiliza deles.

Eu estou começando uma longa jornada, como já disse, e vou mostrando e dando dicas que estejam me ajudando nisso.
Se quiser deixar dicas e sugestões fiquem à vontade!!!
Todo mundo se ajuda!

Mas voltando ao tempo...

Hoje por exemplo tá frio, aí dá aquele desânimo de arrumar as coisas.
Pegue algo pequeno, como uma simples gaveta.

Eu escolhi uma gaveta que estava muitoooo bagunçada.
É uma gavetinha que fica no móvel do bebedouro, na cozinha.
É a famosa gaveta da bagunça, onde todo mundo joga de tudo nela.

Estava bagunçado mesmo né?

Nela eu coloco folhetos dos deliverys (disk pizza, lanche, esfirra, etc), os cupons desses mesmos estabelecimentos ("junte 10 cupons e ganhe 1 pizza"), velas quebradas (uso muitas velas coloridas e por isso compro direto na fábrica e lá eles me dão a opção de trocar a vela caso ela quebre, e nessa gaveta eu junto as que vão se quebrando pra trocar), uma flanela, um caderninho e caneta para anotações (pode ser para anotar a lista de compras, ou a troca do gás, uma receita, qualquer anotação), às vezes uma peça que se quebre e precisa ser colada, algo da cozinha mesmo, aí tem até um daqueles ganchinhos de pressão, que eu usava antes de colocar os de metal e fica aí caso eu precise dele novamente.

Em 5 minutos, isso mesmo 5 MINUTOS, dei um jeito nela.

Primeiro juntei todos os folhetos e tirei tudo que não pertence a esta gaveta.

Os folhetos de serviços para a casa (marido de aluguel, pintor, etc) eu guardo numa pasta do escritório e para lá eles foram.

O de gás que aparece na foto eu joguei fora, porque já tenho outros.
Algumas coisas foram para a maleta de reparos da casa, como a trava da mesa que quebrou e precisa de alguém com habilidades melhores do que as minhas, para arrumar isso. Então já deixei junto com as ferramentas, para facilitar.

Os folhetos de deliverys coloquei tudo num saquinho, que é só pegar da gaveta e escolher o lugar onde pedir a comida.
Embaixo dele ficou dobrada a flanela.
Na foto acima dá pra notar que tem um daqueles organizadores de talheres, no fundo.
Nele eu separei as velas (inclusive uma já usada no último blackout!) e normalmente já deixo uma caixa de fósforos junto.
Também usei para guardar as miudezas, como os cupons e um fundo de ovo de páscoa plástico, onde eu coloco coisas bem miúdas, como a chave da porta da cozinha, um clips e ainda uma tampa de saleiro, que acabei usando para outro propósito, por isso não guardo no armário junto com os utensílios de cozinha.
E no cantinho da frente ficou o caderninho com a caneta, para anotações.

Bem melhor, não acham?

E foi assim, arrumadinha que ela ficou!
Bem melhor!!!
E só levei 5 minutinhos, incluindo o tempo de guardar as coisas que foram tiradas daí.

Se você dedicar uns 20, 30 minutos para organizar um espaço na sua casa, dá pra fazer bastante coisa.
Então se você, como eu, não está com muita paciência para um dia inteiro de organização, divida a tarefa e faça poucos minutos, até uma hora por dia.
Isso anima e estimula a fazer sempre.

Por exemplo, você tem um guarda roupa e está difícil de arrumá-lo, são vários espaços e tals? Se programe. Num dia você arruma as gavetas, no outro a arara, no outro ainda o maleiro.
Logo teremos a troca das estações, então essa arrumação deve ser feita novamente, daqui um ou dois meses se tudo se mantiver no lugar.

Se logo depois que você arruma, tudo volta a ficar bagunçado, pense em mudar alguma coisa, pois algo pode estar atrapalhando ao invés de ajudar.
Mas também não adianta uma mudança radical e depois você ficar perdido, não é mesmo?
O objetivo da organização é ajudar no nosso dia a dia.
Se não estiver ajudando é porque alguma coisa não está funcionando.
Mude, troque, invente, copie.
O importante é funcionar pra você!

Espero que tenham gostado!

Eu leio alguns blogs que dão ideias e que me ajudam.
Se quiserem dar uma olhadinha tem o Chega de Bagunça e o Tu Organizas.
Tem muitas coisas bacanas por lá!

Beijos e até a próxima!
Claudia Pink

Nenhum comentário:

Postar um comentário