segunda-feira, 21 de outubro de 2013

[CASA] Reforma parte 1: O Jardim

@Claudia Pink@

Olá a todos os realindos!
Conforme prometi, hoje vou falar sobre o primeiro item das mudanças em minha casa: o Jardim!

Pelo custo e por ser possível eu e meu marido realizarmos por nós mesmos, acabamos por começar por este item.

Nosso jardim é pequeno. Um faixa de 30cm x 3m +/- encostado ao muro.
Não é um lugar onde pega sol, ou pega bem pouco dependendo da época do ano.





Em 2011 resolvemos plantar algumas mudas.
Alfazema, lavanda, alecrim, manjericão, hortelã, arruda, guiné, comigo-ninguém-pode (essa última estava num vaso e foi presente da minha mãe) e a espada de S.Jorge ficou no vaso, pois sei que ela costuma se espalhar no lugar onde é plantada.

Tanto em 2011, quanto agora em 2013, os vasos, mudas e tudo que foi usado no jardim que precisou ser comprado, foi comprado na Flora Renascer (informações no fim da postagem pois eles não possuem site).

Compramos um saco de terra adubada, colocamos no espaço (que antes era só um pouco de terra argilosa) e plantamos as mudas.




Também colocamos um pouco de pedra, para enfeitar e ver se melhorava o visual.

Com o tempo algumas cresceram muito e outras não vingaram.
Pra piorar a situação, algumas pessoas resolveram usar o jardim de cinzeiro o que acabou por criar fungo na terra que, aos poucos, foi pegando todas as plantas.

Então estava mais que na hora de reformar o jardim novamente.


Primeiro fomos comprar todo o material.
Compramos sacos de terra adubada, sacos de pedra, manta, mata-mato, os vasos e algumas mudas novas.



Meu marido queria lavar as pedras que já estavam no jardim, então num balde coloquei um pouco de cândida e completei com água.
Tiramos as pedras do jardim e colocamos nesse balde.

Aí preparamos os vasos para receber as novas residentes.
Antes de colocar a terra eu costumo colocar algumas pedras no fundo do vaso, para dar uma "segurada" na terra, pra não sair pelo buraquinho.


Depois fizemos a troca do vaso da Espada de S.Jorge.
O primeiro estava ainda sem pintar e como já tínhamos outro vaso do mesmo modelo, pintado e com outra Espada (Sta. Bárbara) plantada, resolvemos "igualar", mudando a Espada de S.Jorge para um vaso pintado.

Depois de transplantada a Espada, meu marido deu uma boa lavada no vaso, para tirar o limbo e a sujeira que estava grudada.


Aí fizemos a poda e a mudança da Arruda e Guiné para os vasos.
Na foto abaixo, vocês veem como as duas estão bem crescidas e meio que emaranhadas uma na outra.
Acontece que minha Arruda cresceu torta, porque minha cachorra rolou em cima dela, quando ela ainda era uma pequena muda. Apesar dela não ter quebrado, ela entortou e assim cresceu, meio que em cima da Guiné.
Por conta disso resolvemos tirar primeiro ela do canteiro e depois fazer a poda, para separar bem uma da outra, tirar o excesso ou que não estava bem (alguns galhos e folhas secos - por conta do fungo) e aí replantar.
Nesse processo descobrimos que a raiz da Guiné pode ser tão ou mais ardida que o picar de uma cebola.
Realmente é muito forte, então se for fazer o mesmo, aconselhamos deixar tudo pronto para o replantio imediatamente.



Uma das plantas que compramos foi um Lírio da Paz, que colocamos também num dos vasos comprados.
Aí chegou a vez do vaso maior.
Nele colocamos Poejo, Pimenteira, Hortelã e a Comigo-Ninguém-Pode que já estava no jardim.

Para colocar as mudas nos vasos, eu coloco um tanto e terra no vaso, até que eu possa apoiar a muda e, segurando a muda, completo de terra, até esconder a terra que veio com a muda.

Depois de todas as plantas devidamente acomodadas em suas casinhas novas, cuidamos do espaço.
Limpamos a área retirando todas as folhinhas, ervas daninhas e afins que ficaram.
Aí foi a vez do mata-mato, que meu marido aplicou, usando uma garrafa pet com furos na tampa.
Colocamos a manta e por cima as pedras lavadas.
Em cima das pedras lavadas, colocamos as pedras novas.
Depois foi só posicionar tudo no jardim e regar tudo.
Recolhido o lixo, lavamos todo o espaço (no meu caso a garagem, onde fica esse jardim) e tiramos a foto final.


A única muda que não foi definitivamente plantada (acabou num vaso provisório) é o Manjericão.
Como ele cresce muito e muito rápido, estamos decidindo o vaso e o lugar que vai ficar.
Até lá, vai ficar no provisório.

E então o que acharam da mudança?
Deixem suas opiniões e sugestões e vamos trocando idéias!

Caderninho de endereços:
Flora Renascer
Rod. Eng. Paulo de Tarso Souza Martins, 191
Jardim Regente, Indaiatuba/SP
Telefone: (19) 3834-5529
No Google Maps, você pode usar o endereço Rua José Calonga, 150 pois o local tem acesso tanto pela Av. Bernardino Bonavita quanto pela José Calonga. 
O endereço oficial é esse acima.

Beijocas a todos os realindos!!!
Claudia Pink

Nenhum comentário:

Postar um comentário